Um Longo Adeus (The Long Goodbye, 1973, direção de Robert Altman, baseado no livro de Raymond Chandler)
Mistério/Crime
112 minutos
Estados Unidos da América
Elenco: Elliott Gould como Philip Marlowe, Nina van Pallandt como Eileen Wade, Sterling Hayden como Roger Wade, Mark Rydell como Marty Augustine, Henry Gibson como Dr. Verringer, David Arkin como Harry, Warren Berlinger como Morgan, entre outros.
Então, numa madrugada eu senti vontade de assistir um filme policial, de mistério, e escolhi Um Perigoso Adeus.
Philip Marlowe, interpretado por Elliott Gould (que é um cara um tanto estranho, mas gostei dele no papel), é acordado por seu gato faminto e agitado às três da manhã. Homem de voz baixa, mas segura, ele conversa com o gato, segurando firme o cigarro na boca (o homem é uma verdadeira chaminé!) e vemos uma longa cena dele saindo para procurar a ração favorita do bichano e comprar massa de brownie para uma de suas vizinhas que sempre estão seminuas na sacada. É o vizinho mais gentil de todos. É interessante que o filme não se apressa ao apresentar o personagem; esses longos minutos funcionam para estabelecer o microcosmos do detetive particular. Primeiro ele é procurado por seu amigo Terry para que lhe dê carona para Tijuana, então descobre que a esposa de Terry havia sido assassinada e que o amigo pode ainda ter fugido com o dinheiro de um criminoso perigoso. Mas Marlowe não acredita nisso e pensa em investigar. Então ele pega um segundo caso, no mesmo lugar onde Terry morava com a esposa, para poder ter um acesso mais fácil ao lugar e fazer perguntas. Esse segundo caso se trata do desaparecimento de um escritor em crise, Roger Wade, com um problema sério com a bebida e com a própria agressividade. É a esposa deste que contrata Marlowe para investigar.
O roteiro não se baseia em reviravoltas atrás de reviravoltas mirabolantes, pelo menos na primeira metade. Se concentra bem mais no desenvolvimento de personagens e até em cenas do cotidiano. É claro que o filme traz situações que variam entre o sério e o trágico com o cômico, algumas bem inesperadas, mas o andamento de tudo é bem sóbrio. E é aquele caso em que investigar uma coisa faz sem querer, ou talvez não, descobrir a verdade sobre outra coisa quando inicialmente não parece haver uma ligação maior entre ambas. Mas ainda é uma história bem simples desenvolvida de forma redondinha e que tem em seu ponto forte seus personagens imperfeitos. É um filme policial com todo aquele charme sujo, mas ainda belo, dos anos 70.
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